quinta-feira, 1 de maio de 2014

Palestra sobre o "Césio-137"


Nos dias 24 e 28 de abril de 2014, aconteceu uma palestra sobre o acidente com o Césio 137, ocorrido em Goiânia em 1987.
A palestra ministrada pelo Coronel Almeida – Polícia Militar, faz parte de um trabalho realizado pelos alunos dos 9º A, B, e C, sobre o acidente radioativo, coordenado pelas professoras Ana Maria (Ciências) e Cecília (Geografia).
O trabalho feito pelos alunos foi realizado em diferentes etapas: pesquisa, apresentação e socialização das mesmas; exibição de documentário com produção de relatório e como culminância, a palestra.
O acidente com o Césio – 137, em Goiânia, teve início no dia 13 de setembro de 1987, quando catadores de material reciclável entraram no interior das antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia (IGR) e acharam a cápsula que continha Césio – 137 que estava dentro de um aparelho de radioterapia.
 A partir do dia 18 de setembro, o aparelho começa a ser desmontado, expondo ao ambiente 19,26g do material radioativo, um pó branco, que em ambientes escuros, emite uma luz azulada.
Dentre as milhares de pessoas que foram expostas aos efeitos do Césio, Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, foi a vítima com maior dose de radiação do acidente, por ter ingerido a substância.
Em Abadia de Goiás, cidade a 23 km de Goiânia, foi construído um depósito definitivo, onde 13 toneladas de lixo radioativo está depositado. Este depósito, projetado para durar 300 anos, tem espessura de um metro de chumbo e mais 1,5 metro de concreto.
O Governo de Goiás e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) foram condenados a pagar indenização às vítimas, porém nenhuma indenização foi paga até hoje. Os Médicos responsáveis pela clínica abandonada foram condenados a 3 anos de prisão em regime semi-aberto, mas depois de 1 ano foram perdoados através de um indulto presidencial.
Várias propostas foram criadas para evitar novos acidentes: criação de leis mais severas; busca de novas fontes de energia, que substitua as usinas nucleares; criação de um programa educacional onde todas as crianças e adolescentes possam aprender em sala de aula os danos que podem ser causados; a população precisa se melhor informada em relação ao perigo oferecido por substâncias radioativas e como agir em caso de acidente.
Após 25 anos do acidente, em maio de 2012, a presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.646/2012, que instituiu a data de 13 de setembro como Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fontes Radioativas, para lembrar o maior acidente com materiais radioativos da história do país.
Cecília Benigna
 

Nenhum comentário: